Óleo para Motor

Oleo

A maior parte das pessoas que conheço ao trocarem o óleo de sua moto (ou carro) procuram manter a mesma especificação (10w30 ou 20w50), porém, grande parte não faz ideia do que esses números significam, e você sabe?

 

Classificação do Óleo para Motor

O SAE (Society of Automotive Engineers – Sociedade dos Engenheiros Automotivos) é a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, esta classificação define taxas de viscosidade dos óleos lubrificantes, dividindo estes em 2 grupos, os monoviscosos (ex. 30w) e os multiviscosos (ex. 20w40).
Atualmente os óleos multiviscosos são os mais utilizados devido a capacidade de apresentar menor variação na sua viscosidade durante a mudança da temperatura, pois estes possuem “aditivos” que alteram suas propriedades de viscosidade.

Especificações dos Óleos para Motor

Agora vamos explicar o que significam os números das especificações dos óleos (10w30, 20w40, etc).
O primeiro número (10w, 20w, etc) significa a viscosidade do óleo com o motor frio (temperatura ambiente), quanto menor esse número, menor será o esforço do motor ao acioná-lo enquanto está frio. Isso é muito importante em países onde a temperatura ambiente frequentemente fica abaixo de zero, o óleo deve ser capaz de manter sua viscosidade em baixas temperaturas e principalmente não se solidificar.
O segundo número é referente a viscosidade do óleo com o motor em temperatura operacional (cerca de 100ºC), quanto maior esse número, maior a viscosidade do óleo em altas temperaturas.
Para exemplificar melhor, podemos pensar da seguinte forma, um óleo 20w40 por exemplo, irá se comportar como um óleo 20w enquanto o motor está frio e, após se aquecer, passará a se comportar como um óleo 40w.

Qual o Melhor Óleo Para Minha Moto?

Agora que entendemos a diferença entre as especificações vem a dúvida, qual o óleo mais recomendado para minha moto? A melhor forma de saber isso é consultando o manual da sua moto, o fabricante testa os diferentes tipos de óleo nos motores e informa no manual qual a melhor especificação para cada motor. Se ainda estiver com dúvidas a melhor opção é consultar um mecânico de confiança.

Especificações do Fabricante

Embora o manual seja o recomendado para verificar a melhor especificação do óleo para sua moto, há alguns dias estava conversando com um amigo mecânico e ele me disse que a Honda está indicando a utilização de óleo 10w30, esse óleo funciona muito melhor na partida fria do motor, mas quando o motor esquenta a viscosidade dele acaba diminuindo muito devido a temperatura, isso está causando sérios danos ao motor, houve casos de motos que fundiram com 10.000 km (isso mesmo, 10 mil km).
Então fiquem atentos à especificação dos óleos e se ainda estiverem com dúvidas procurem opiniões de outros mecânicos, proprietários, pesquisem na internet e fiquem atentos a viscosidade e ao nível do óleo de sua moto, este é um dos itens de manutenção mais importantes para sua máquina, se não o mais importante!

Se quiserem saber um pouco mais sobre óleos para motor, aqui estão alguns links interessantes:
Significado das Siglas nas Embalagens dos Lubrificantes
Mitos e Verdades Sobre os Óleos Lubrificantes

Até a próxima galera, vida louca e próspera!

Anúncios

Uma resposta para “Óleo para Motor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: