Aparecida – 02/2015


Fala galera, neste artigo vou falar um pouquinho da nossa viagem para Aparecida/SP e sobre essa cidade que é considerada a “Capital da Fé” em nosso país.

A Cidade

A cidade de Aparecida é conhecida popularmente como “Aparecida do Norte” devido à “Estrada de Ferro do Norte”, construída na segunda metade do século XIX.
Localizada no Vale do Paraíba, as origens do município se devem à fé consolidada pelo encontro da imagem de Nossa Sra da Conceição Aparecida no Rio Paraíba do Sul em 1717. Os milagres atribuídos à santa levaram à construção de uma capela em 1745, ao redor da qual se estabeleceram vários fiéis e os primeiros residentes. Dado o desenvolvimento da localidade, em 1842, foi criada a freguesia, subordinada a Guaratinguetá, da qual Aparecida se desmembrou em 1928.
O número crescente de fiéis incentivou a construção da atual Basílica Velha (inaugurada em 1888), esta foi substituída pela Basílica de Nossa Sra. Aparecida em meados do século XX, sendo esta última considerada o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, recebendo anualmente milhões de visitantes. Mas o turismo em Aparecida não se limita ao Santuário, existem também o Porto Itaguaçu, que marca o local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada, o Seminário Missionário Bom Jesus, o Morro do Cruzeiro e a Igreja São Benedito.

O Passeio

Infelizmente nosso passeio por Aparecida foi curto e não tivemos oportunidade de apreciar todos os pontos turísticos da cidade (nem mesmo da Basílica), os quais com certeza visitaremos com mais tempo em futuras oportunidades.
O Santuário possui diversos pontos turísticos que (pelas fotos) valem a pena serem visitados e, com certeza, visitaremos em outras oportunidades, entre eles gostaria de destacar o Presépio, o Mirante, a Cidade do Romero e a Basílica Velha.
Além dos pontos turísticos, a cidade e o Santuário oferecem diversos recursos aos visitantes, por receberem um fluxo enorme de turistas você encontra uma estrutura bem organizada e com diversas opções para descanso e alimentação como restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e pousadas. O próprio Santuário conta com uma praça de alimentação com diversas opções em alimentos e bebidas, além de feiras que comercializam artigos religiosos, livros e diversos produtos interessantes para lembranças da visita. Há também atrações que fogem do cunho religioso, como um parque de diversões e um aquário que conta com diversas espécies de peixes, corais, répteis, anfíbios e muitas outras atrações.
Agora falando da estrada, já visitei aparecida algumas vezes, mas essa foi a primeira vez que tive a oportunidade de viajar de moto para esta cidade, e agora posso afirmar por experiência própria que a frase “quando viajo de carro aprecio a paisagem, quando viajo de moto faço parte dela” é realmente verdadeira, já tinha visto beleza na estrada para Aparecida, mas nunca reparei que possui paisagens tão bonitas, as montanhas que cercam o Vale do Paraíba são deslumbrantes, na verdade, a partir de um ponto da estrada até chegar em Aparecida, todo o cenário é de encher os olhos. Com certeza voltaremos a visitar a Capital da Fé!
Dica: aconselho a quem não gosta de multidões evitar dias festivos, nossa visita foi em um domingo comum e a cidade já recebia inúmeros visitantes, em dias festivos é praticamente impossível andar pelo Santuário, pelo menos de forma confortável.

Saiba mais sobre Aparecida/SP:

Prefeitura de Aparecida
Aparecida – Wikipédia
Santuário Nacional de Aparecida

 

Fotos do passeio

Este slideshow necessita de JavaScript.


É isso aí pessoal, essa é mais uma cidade muito gostosa para se visitar e um passeio que aconselho a ser feito, até a próxima.
Vida louca e próspera!

Anúncios

Uma resposta para “Aparecida – 02/2015

  • Topan

    Esse passeio foi demais, com pequenos imprevistos porém incrivelmente recompensador em nível espiritual. É um passeio que devemos fazer no mínimo uma vez ao ano.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: