Esportiva Sim, Desconfortável Não


Você tem uma moto esportiva mas não consegue viajar sem ficar todo quebrado? Veja essas dicas e deixe sua moto mais confortável mantendo seu estilo.

Neste artigo resolvi sair da minha zona de conforto e falar um pouco das motos esportivas, como nunca tive uma (meu estilo é custom) pesquisei um pouco e com ajuda de alguns colegas do fórum Naked Club que possuem esse tipo de moto consegui algumas dicas que podem torná-las mais confortáveis.


Conforto sem pôr a mão no bolso

Você não precisa necessariamente gastar com acessórios para ter um pouco mais de conforto na sua moto esportiva, com algumas mudanças e ajustes já é possível obter uma posição melhor para pilotar.

Postura:
Além de sua postura influenciar muito no conforto durante as viagens ela também é uma questão de saúde, com algumas dicas básicas é possível ficar mais acomodado e confortável na moto e evitar possíveis problemas na coluna.

  • Mantenha os braços e os ombros relaxados, dividindo o peso do corpo com as coxas, mantendo-as pressionadas contra a lateral do tanque;
  • Mantenha o tronco mais ereto e as costas mais retas, dessa forma a cabeça ficará em uma posição mais confortável para o pescoço;
  • Manter os cotovelos próximos ao corpo aliviam a pressão sobre os ombros;
  • Para evitar dores nas canelas, a cada parada coloque a ponta do pé no chão e faça movimentos circulares para aliviar a tensão na região.
Postura

Manter a postura correta auxilia no conforto das viagens.

 

Ajuste dos manetes:
A posição dos manetes também pode atrapalhar sua postura e deixá-lo em uma posição bem desconfortável. Ajuste-os da forma que fique mais confortável para você acioná-los. Atualmente existem manetes esportivos com regulagem, que possuem uma pequena alavanca onde é possível regular a posição de forma rápida e prática, no entanto, as opiniões que apuramos a respeito destes manetes são bem divergentes, alguns motociclistas acham muito útil e outros não chegam perto.

Manete

Manete ajustável, facilidade no ajuste para conforto do piloto.

 


Acessórios ajudam no conforto

Alguns acessórios para motos esportivas podem ajudar (e muito) a deixá-las mais confortáveis, infelizmente nem todos manterão o estilo que você gosta, mas as vezes precisamos abrir mão do estilo pelo conforto ou vice-versa (no estilo custom isso também acontece).

Banco confortável:
Acredito que na linha de acessórios a melhor pedida para melhorar o conforto seja o banco, atualmente algumas empresas fabricam bancos muito mais confortáveis para diversos tipos de motos, sejam elas custom ou esportivas e como ouvi certa vez, não é um gasto é um investimento e vale cada centavo!
Infelizmente nem todas as motos possuem fabricantes para esse tipo de banco, mas o comércio está crescendo e os fornecedores estão cada vez mais diversificando seus produtos, o valor é um pouco alto (dependendo da moto), mas o conforto se comparado ao banco original é muito, mas muito diferente.
Algumas empresas conhecidas no ramo são:

Entramos em contato com as empresas citadas, mas até a publicação deste artigo apenas as empresas Erê e Pedrinho fabricam bancos para esportivas (alguns modelos), mas caso a procura aumente outras empresas podem se interessar.

Banco

Banco Erê para BMW 1200K

 

Almofadas para motos:
Existem dois tipos muito conhecidos de almofadas para motos, vou falar um pouco de cada uma.

  • Almofada em gel: essas almofadas prometem conforto a um preço acessível, são mais baratas que os bancos e seus modelos podem ser adaptados para quase todos os tipos de motos (seja piloto ou garupa), segundo opiniões de quem possui, é uma boa escolha para quem não tem a opção de adquirir um banco mais confortável ou mesmo deixar o banco ainda mais confortável.
  • Almofada pneumática: segundo seus usuários, essas almofadas tem um conforto muito superior às almofadas em gel, porém seu custo também fica muito acima. Sua densidade pode ser regulada de acordo com a necessidade de cada um pois elas possuem células de ar que são infladas para adquirir a densidade desejada. Assim como as almofadas em gel podem ser adaptadas em quase todos os tipos de moto e garantem um conforto extra para seus utilizadores.

Guidão:
A mudança no guidão também pode trazer conforto, um guidão mais alto e largo pode deixar sua postura mais correta e seus braços e ombros mais confortáveis, porém a troca do guidão por um mais largo e alto vai alterar o estilo da moto e em alguns casos será necessário adaptações ou trocas dos cabos.

Semi guidão Ninja 300

Semi guidão Ninja 300 – curto e baixo

Manopla:
A manopla é outro item que pode melhorar ou piorar o conforto dependendo do modelo. Hoje em dia existem diversos tipos de manoplas diferentes, algumas são grandes, outras pequenas, emborrachadas, em alumínio, ergonômicas ou comuns. A melhor opção é a que te deixa mais confortável (óbvio), o negócio é ir até uma loja e experimentar os diversos modelos oferecidos e ver qual deles se “encaixa” melhor na sua mão – geralmente eu experimento na loja e procuro um preço melhor na internet 😉 .


Equipamentos para você

Mais um investimento que pode deixá-lo confortável (e seguro) são os equipamentos para o piloto e garupa, além do capacete que é um equipamento obrigatório e deve ser utilizado sempre que estiver na moto, existem alguns opcionais que podem ser excelentes opções.

Protetor de coluna:
Protetores de coluna possuem gomos rígidos que se encaixam uns aos outros formando uma proteção articulada que limita a movimentação da coluna para frente, para trás e para os lados, dessa forma você é obrigado a manter uma postura mais ereta e terá mais segurança em uma eventual queda.
Existem vários tipos diferentes de protetores específicos para motociclistas, com cinta e alças, apenas com cinta, com colete e até mesmo “armaduras” (cobrem os braços, o tronco e as costas), além de alguns macacões que já oferecem esse tipo de proteção, cabe ao motociclista escolher o que mais lhe agrada ou está ao seu alcance.

Luvas:
As luvas podem parecer um item insignificante, mas com o tempo você perceberá que usá-las ajuda muito na questão do conforto, sem falar que também são itens de segurança, já quem em uma queda, por instinto a primeira parte do corpo que você coloca na frente para se proteger são as mãos. Para dias mais quentes, você pode usar luvas do tipo “meio dedo” e para dias mais frios luvas totalmente fechadas, além disso, existem luvas de couro, de nylon, esportivas, clássicas, de diversos tamanhos, preços e materiais. A única coisa que sugiro é que procure luvas específicas para motociclistas, pois essas em sua maioria possuem materiais que irão proteger suas mãos em uma eventual queda e te dar maior conforto durante a viagem.


É isso aí pessoal, espero que essas dicas possam ajudá-los a apreciar melhor as viagens e passeios de moto, apesar das esportivas não serem meu estilo, são motos muitos bonitas e como sempre a nossa intenção é ajudar nossos irmãos motociclistas porque o que importa não é o estilo e nem a cilindrada e sim o espírito!
Obrigado novamente ao pessoal do fórum e se você tem alguma dica, opinião ou sugestão seu comentário será muito bem vindo.

Vida louca e próspera!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: