Como Andar na Garupa?

Você sabe como andar na garupa em uma moto? E você piloto, sabe como pilotar com garupa?

Acredito que 99% dos motociclistas já tiveram ou vão ter problemas com garupas, infelizmente muitas pessoas cometem erros ao andar na garupa por inexperiência com motos e também falta de conhecimento ou comunicação entre piloto e garupa, muitas vezes esses erros causam um grande desconforto para ambos, mas em alguns casos podem causar acidentes graves.
Neste post separei algumas dicas para que o garupa tenha um passeio confortável e seguro e possa aproveitar ao máximo o que eu considero o veículo mais prazeroso para se locomover, a moto!

Subindo na moto

1. Nunca suba sem avisar
Sempre que for subir na moto avise ao piloto, por mais que você pense que isso é desnecessário, uma pequena distração do piloto pode causar a queda de ambos, principalmente em terrenos desnivelados, já que a mudança brusca no peso da moto ao subir pode fazer com que o piloto perca completamente o equilíbrio.

 

Acompanhe o piloto nas curvas2. Acompanhe o piloto nas curvas
Eu considero esse um dos principais erros cometidos por quem está na garupa, quando a moto entrar em uma curva ou o piloto efetuar qualquer manobra, jamais mantenha o corpo rígido como uma tábua, o ideal é ser flexível e acompanhar o corpo do piloto para que o mesmo possa manobrar a moto sem grande esforço. Uma pessoa que fique rígida na garupa pode dificultar muito uma manobra, fazendo com que a moto fique pesada e dura.

 

3. Onde segurar?
Essa dica é para deixar você que está na garupa mais confortável nos passeios, muitas pessoas não sabem onde segurar quando estão na garupa de uma moto, muitos tentam se segurar nas alças da moto, o que causa um desconforto enorme para a pessoa e muitas vezes podem ocorrer lesões devido ao esforço para se segurar nas acelerações, frenagens e principalmente ao passar por algum obstáculo (lombada ou buraco), uma boa dica é se segurar no piloto com as pernas, isso mesmo, com as pernas, pressione levemente os joelhos no piloto, não é necessário nenhuma mudança de posição, assim que se sentir confortável na moto apenas pressione os joelhos de forma que fique seguro no piloto e pronto, dessa forma além de pouco esforço para se segurar na moto você também terá a facilidade de acompanhar o piloto nas curvas, no caso de motos sport, geralmente a posição não oferece essa opção, então nesse tipo de moto a melhor escolha seria se segurar no piloto, mas de forma que ambos fiquem confortáveis.
Garupa segura

 

4. Compense o desequilíbrio
Durante a mudança de velocidade, seja na aceleração ou frenagem, compense o desequilíbrio inclinando levemente o corpo para frete ou para trás, essa mudança na inclinação em conjunto com os joelhos “presos” no piloto irá ajudar para que não precise de um grande esforço para se segurar na moto. Mas atenção, essa dica é apenas para desequilíbrio para frente e para trás, nunca tente compensar o desequilíbrio da moto para os lados, nas curvas e manobras sempre acompanhe o piloto.

5. Sissy bar ajuda, e muitoSissy bar
Motos com sissy bar (geralmente motos customs) tem uma grande vantagem para o garupa, este pode se acomodar encostando na sissy bar e não precisará se preocupar quando o piloto aumentar a velocidade da moto, mesmo que de forma brusca.

 

 

6. Evite movimentos bruscos
Evite movimentos bruscos como mudança de posição ou mesmo movimentos com as mãos, se está desconfortável, quer tirar fotos (minha esposa adora isso), arrumar a roupa, ou qualquer outra situação em que precise se movimentar, faça da maneira mais suave possível e jamais durante uma curva, não existe nada pior do que um movimento brusco durante uma curva.

7. Pés na pedaleira, semprePés na pedaleira
Nunca, jamais, em hipótese alguma tire os pés da pedaleira, esse é um erro comum para quem está começando a andar na garupa, quando o piloto para a moto a pessoa na garupa tira o pé da pedaleira e apoia no chão, isso causa desequilíbrio à moto e desconforto para o piloto. Sempre que o piloto parar a moto, mantenha os pés na pedaleira e deixe que o piloto segure a moto junto com você, por mais que possa parecer pesado, com certeza será melhor do que compensar a mudança no equilíbrio da moto.

8. Descendo da garupa
Ao sair da moto, aguarde até que o piloto tenha parado totalmente e avise que irá descer, em alguns casos é mais seguro estacionar a moto de forma adequada antes da pessoa descer da garupa, isso ocorre especialmente em lugares muitos movimentados em que é necessário parar a moto próximo ao trânsito para manobrar no local correto, em outros casos é possível que a pessoa na garupa desça da moto antes da mesma estar estacionada, para saber qual a melhor opção vale o bom senso e a comunicação com o piloto, que, como já dito antes, sempre deve ser avisado quando você for subir ou descer da garupa da moto.

9. Respeite as normasRespeit as normas
No Brasil a idade mínima para a pessoa ser transportada na garupa de uma moto (ou triciclo) é de 7 anos, crianças abaixo dessa idade não devem ser transportadas. Além disso, motos possuem o limite de 2 pessoas, um piloto e um passageiro, nunca ultrapasse esse limite.
Hoje em dia existem algumas fábricas que vendem sidecars para passageiros, infelizmente até o momento não consegui averiguar de forma correta se esse tipo de transporte está ou não legalizado.
Sempre use capacete, seja piloto ou garupa o capacete é essencial para segurança e é lei.

10. Agradeça ao pilotoCafezinho
Ofereça um café ao piloto já que o mesmo está te proporcionando a oportunidade de um passeio prazeroso e divertido, como eu disse, moto é a forma mais prazerosa e divertida para se viajar!

 

 

 

Bom, essas são as dicas de hoje para quem está na garupa, espero que tenham gostado e aproveitem pois com essas dicas o passeio ficará muito melhor para piloto e garupa. Um grande abraço a todos e pratiquem “moto terapia”, com certeza vale a pena!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: