Contra-Esterço

Fala galera, hoje quero compartilhar com você essa dica que li no fórum do DOG sobre uma técnica conhecida como “contra-esterço”, é impressionante como essa técnica te ajuda durante as curvas com a motocicleta, no início pensei que estava entendendo errado e depois pensei o quanto seria difícil conseguir realizar essa manobra, no entanto foi extremamente simples e ajuda muito nas curvas, na minha opinião todo motociclista deveria utilizar essa técnica, enfim, vamos ao que interessa.

O contra-esterço ocorre devido a reação da moto ao efeito giroscópico das rodas, que surge acima de 35 km/h se torna mais intenso conforme a velocidade aumenta. Ele ocorre porque a roda dianteira sai do alinhamento com a roda traseira e, na busca de retomar o equilíbrio, a moto gira no sentido contrário, forçando o alinhamento.

A técnica consiste em virar o guidão da moto para o lado contrário ao da curva, ou seja, se você irá fazer uma curva à direita, vire a roda para o lado esquerdo, isso fará com que a moto incline para a direita fazendo a curva de forma segura, quanto maior a velocidade da moto melhor a técnica funciona.

Se quiser fazer um teste, numa estrada com pouco movimento ou um local espaçoso como um estacionamento por exemplo, acelere até 60 km/h a 80 km/h, empurre um pouco (bem pouco) um dos lados do guidão, a moto vai tombar para o lado contrário e tenderá a ir para este lado que tombar.

O vídeo abaixo mostra de forma muito clara como realizar essa manobra.

 

Veja as fotos abaixo, essa técnica é muito utilizada na motovelocidade, porém é quase imperceptível devido à velocidade e a mudança muito pequena na direção da roda.

Passo a passo para o contra-esterço

Repare na roda dianteira, lado contrário ao da curva

Contra-esterço na moto velocidade

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: